SUGESTÕES DE DECORAÇÃO

Logo STARTE - NEW.png

Clássica ou moderna?

As molduras chamadas clássicas são aquelas mais trabalhadas, cheias de detalhes, banhadas à prata ou ouro, por exemplo. Já as modernas são mais lisas e com design menos rebuscado, sem deixar de ser uma ótima opção. A escolha do tipo de moldura varia de acordo com o objeto que será emoldurado, lembre-se disso.

Harmonize

Não é uma regra – é uma questão de sensibilidade – mas é recomendado que as molduras combinem primeiro com o objeto e depois com o ambiente em que ela está. A harmonia entre os dois é que dá o destaque e transmite a emoção desejada. Se possui uma obra ou algum objeto com cores vivas, intensas, use molduras mais neutras para dar mais destaque.

A dica aqui é fazer uma combinação harmônica de cores, formatos e espessura entre as molduras.

As molduras finas de alumínio ou de cores neutras, como o branco e o preto, ficam perfeitas em decorações de influência minimalista ou modernista.

Por outro lado, as molduras de madeira em tons naturais são indicadas para decorações clássicas, sóbrias e sofisticadas.

Já as molduras coloridas combinam com decorações contemporâneas e joviais, assim como aquelas de estilo retrô.

Saiba posicionar

Para ter um melhor impacto e para as visitas poderem visualizar melhor os seus quadros e objetos emoldurados, tente posicioná-los na altura dos olhos. Se você deseja apoiar seu quadro em algum móvel ou no chão, lembre-se que o ideal é que eles sejam grandes o bastante para chegar à altura dos olhos, também.

De modo geral, recomenda-se que eles sejam fixados na parede a uma altura de 1,60 metros do chão, de modo que o olhar de quem está em pé fique alinhado com o centro do quadro.

Caso o quadro esteja sobre algum móvel, como um sofá ou um aparador, posicione o quadro a uma distância mínima de 25 centímetros do móvel.

Menos é mais

Evite exagerar na quantidade e tamanho dos quadros em ambientes pequenos. Isso pode “sufocar” o local, poluindo toda a decoração.

Tom sobre tom

Se você deseja emoldurar um quadro em que as cores predominantes são quentes, tais como vermelho, amarelo e marrom, a dica é combinar a moldura ao mesmo estilo: com cores quentes. Já as obras que contam com cores frias pedem molduras igualmente de cores frias, como azul ou branco.

Pintura a óleo sem vidro

Quando se deseja emoldurar uma obra de arte e esta é feita à base de tinta óleo, o vidro é deixado de lado. A química que envolve a tinta precisa respirar e se você coloca o vidro pode abafar a tela, fazendo evaporar a tinta. Ou seja, estraga a sua obra.

Tema e personalidade

A composição de quadros precisa seguir um tema predominante, como paisagem, abstrato ou geométrico.

Outra dica importante é expressar a personalidade dos moradores através dos quadros.

Para isso, priorize temas que estejam de acordo com os hábitos, gostos e valores da família.

Uma casa em que os moradores amam viajar pode trazer uma composição de quadros com paisagens, mapas ou postais.

A moldura ideal tem um papel fundamental na decoração e na valorização do objeto que venha a ser emoldurado. Mas engana-se quem pensa que é só pegar o martelo e pregá-lo na parede. Para ter o impacto desejado é importante levar em conta alguns fatores na hora de harmonizar a moldura com o objeto e o ambiente.

Fique ligado nas dicas!